Grupo Leader Entra em Falência: Decisão da 3ª Vara Empresarial do Rio Marca Fim de uma Era

Grupo Leader Enfrenta Falência Após Tentativa de Recuperação Judicial

A 3ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro determinou a falência das empresas que compõem o Grupo Leader, uma tradicional rede de lojas de departamento com raízes em Miracema, no Noroeste fluminense, e que data de 1951.

Camisetas, roupas, loja

Grupo Leader teve falência decretada pela Justiça.

No processo que resultou na falência, o juiz Leonardo de Castro Gomes levou em consideração o não cumprimento das obrigações estabelecidas após a aprovação do plano de recuperação judicial em uma assembleia de credores em maio de 2021. Naquela ocasião, o grupo já acumulava uma dívida de R$ 1,2 bilhão.

O Ministério Público do Rio de Janeiro, junto à Inova — a administradora judicial encarregada da recuperação do Grupo Leader — já havia se manifestado a favor da decretação da falência assim que foram intimados pelo juízo.

O juiz destacou que, “no caso dos autos, o plano aprovado, como compromisso assumido frente ao Judiciário, não está sendo cumprido, demonstrando, ao contrário do que se propusera, uma verdadeira inviabilidade econômica da empresa”.

Oportunidades Perdidas

Em sua trajetória, o Grupo Leader chegou a operar 104 lojas em 2018, abrangendo não apenas o estado do Rio de Janeiro, mas também filiais em estados como Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.

Durante o processo judicial, a empresa recebeu diversas oportunidades para regularizar sua situação financeira, mas todas essas tentativas foram infrutíferas. O juiz observou em sua decisão que “todo o ‘fôlego’ judicialmente concedido à requerente foi em vão, não se podendo mais permitir que ela permaneça sob a chancela judicial a praticar atos econômicos desordenadamente no mercado, criando prejuízos que podem afetar a credibilidade dos sistemas judicial e econômico”.

Referência do Processo: 0047010-37.2020.8.19.0001

Leia a matéria na integra em: www.conjur.com.br

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Menu