Porto de Galinhas Sedia o Maior Evento de Surf de Base do Brasil: Uma Celebração do Talento Nacional!

Porto de Galinhas Sedia Grande Evento de Surfe Amador

Entre os dias 3 e 11 de maio, o município de Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco, será palco da maior edição do circuito amador de base do surfe brasileiro: o CBSurf Surf de Base 2025. O evento reunirá 248 atletas de 15 federações estaduais, disputando títulos nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18, tanto no masculino quanto no feminino.

A Prefeitura de Ipojuca e a Secretaria Especial de Esportes são os principais patrocinadores da iniciativa, fundamentais para a realização desta importante celebração do surfe nacional.

Definição de Títulos e Futuro Promissor

Esta etapa única não apenas definirá os campeões brasileiros amadores, mas também elegerá a federação campeã por equipes. Além disso, os melhores atletas das categorias Sub-16 e Sub-18 formarão a seleção brasileira júnior de 2026, que representará o Brasil no Mundial Júnior da ISA (International Surfing Association). Esses jovens talentos também farão parte do programa de desenvolvimento da CBSurf.

Teco Padaratz, presidente da CBSurf, destaca a importância dessa categoria: “Talvez essa seja nossa categoria mais importante. Afinal, é nela que se encontra o futuro do surf brasileiro. A próxima geração do Brazilian Storm! Estamos preparando esses atletas para que assumam sua responsabilidade e dedicação desde cedo, colocando-os no ritmo mundial”.

Novo Formato do Evento

O CBSurf Surf de Base 2025 apresenta uma nova estratégia de formato: ao invés dos tradicionais três eventos ao longo do ano, o circuito se concentrará em uma única e grandiosa etapa, incluindo repescagens, um modelo inspirado no Mundial Júnior da ISA.

Teco explica que essa mudança se deve à quantidade de aulas perdidas pelos atletas: “Três viagens por ano dificultam o estudo e a logística das federações para levar suas equipes. Além disso, o novo formato já preparará os atletas classificados para a Seleção Brasileira Júnior nos moldes usados nos mundiais da ISA”.

Porto de Galinhas: Um Cenário Ideal

A Praia do Borete, reconhecida como a melhor etapa do circuito de 2024, foi escolhida novamente por suas águas quentes, paisagens paradisíacas, vento terral e boas ondas nesta época do ano. A estrutura preparada para o evento promete superar todas as edições anteriores, tornando-se a maior já vista em uma etapa de base da CBSurf.

A cerimônia de abertura ocorrerá no sábado (3), às 9h, com a execução do hino nacional, desfile das delegações e a tradicional cerimônia das areias. Neste momento simbólico, cada estado participante trará um punhado de areia de uma praia local, que será misturado em um recipiente e posteriormente despejado na areia da Praia do Borete, simbolizando a união do país em torno do surfe.

A cerimônia contará com a presença do prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, e do secretário de Esportes, Deri Costa, autoridades essenciais para a realização deste evento histórico. Teco Padaratz expressa sua empolgação: “A expectativa é a melhor possível! Um evento que dedicaremos esforços para atender da melhor maneira possível aos atletas. Longo e emocionante!” Ele também estará presente na cerimônia de encerramento, no dia 11, para entregar os troféus aos campeões.

Veja Também

Leia a matéria na integra em: www.folhape.com.br

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Menu