No rescaldo de uma cirurgia colossal de mais de 21 horas, realizada em dezembro, Preta Gil tem aproveitado suas plataformas digitais para dar um toque de realidade e urgência à conversa sobre câncer. No Dia Mundial de Combate ao Câncer, terça-feira, 4 de abril, ela sublinhou a necessidade urgente de dissipar mitos e incentivar as pessoas a procurar ajuda médica ao perceberem qualquer sinal de alerta.
Com a experiência pessoal de enfrentar a doença na bagagem, Preta Gil destacou o impacto paralisante do preconceito que ainda afasta muita gente dos consultórios médicos. “O estigma foi criado e perpetuado por gerações. Atualmente, ele continua a ser um dos maiores obstáculos no combate ao câncer”, declarou sem rodeios a cantora.
O Estigma e seus efeitos sobre o câncer
O estigma em torno do câncer é uma muralha invisível, fomentando o medo e a desinformação. Segundo Preta Gil, essa visão distorcida mina a conscientização e a educação sobre os sinais da doença, levando a diagnósticos posteriores. Em um toque pessoal, ela contou que inicialmente não deu bola para os sintomas, atribuindo tudo ao cansaço e ao estresse natural do corre-corre diário.
Preta reforçou que esse descuido pode ser fatal, pois todo minuto conta para um diagnóstico que faz a diferença no tratamento. “No meu caso, felizmente o diagnóstico foi feito precocemente, o que me permitiu iniciar o tratamento com mais chances de sucesso”, disse ela, destacando a benção do timing certo.
Prevenção na ponta do garfo e do tênis
Além de bater na tecla do diagnóstico precoce, Preta Gil não se esqueceu de alertar sobre o poder da prevenção na ponta do garfo e do tênis. Ela incentivou todos a seguirem um estilo de vida que deixe o câncer no chinelo, com uma alimentação balanceada e exercícios regulares, verdadeiros campeões na promoção da saúde.
Ao fechar sua mensagem, Preta Gil espalhou doses de esperança e desafio para aqueles na mesma trincheira contra o câncer. “Eu continuo minha luta, confiando na vitória e encorajando todos a buscarem esperança e amor, mesmo nos momentos mais difíceis”, anunciou, deixando uma faixa de força e coragem para seus seguidores.
Leia a matéria na integra em: www.tupi.fm