O programa Farmácia Popular, administrado pelo Governo Federal, beneficia atualmente 67.970 habitantes de Piracicaba, conforme levantamento oficial realizado pelo Ministério da Saúde no final de 2024 e divulgado em 2025. Os dados apontam que a maioria dos atendidos são mulheres, totalizando 40.680 beneficiárias, o que corresponde a 59,86% do total.
Distribuição de Medicamentos
O programa oferece medicamentos focados principalmente no tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais. No ano passado, foram realizadas 65.650 entregas desses remédios. Adicionalmente, 6.210 moradores participam do programa Bolsa Família, e 1.420 residentes inscritos no CadÚnico receberam absorventes de forma gratuita.
Expansão do Programa
Os dados sobre o programa foram divulgados pelo gabinete da deputada estadual Professora Bebel (PT). Originalmente lançado durante a gestão inicial de Lula, a Farmácia Popular disponibiliza 41 itens, incluindo medicamentos, absorventes e fraldas. A deputada destaca que, anteriormente, o Ministério da Saúde financiava até 90% do custo de referência dos medicamentos, com o cidadão arcando com o restante. Atualmente, a oferta foi ampliada, permitindo que 95% dos medicamentos e insumos sejam retirados gratuitamente, abrangendo 39 dos 41 itens disponíveis, o que amplifica o acesso à saúde para a população mais vulnerável em todo o Brasil.
Inclusão de Novos Tratamentos
A iniciativa expandiu recentemente sua gama de medicamentos, abrangendo agora tratamentos para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, os quais também são fornecidos sem custo à população. De acordo com o Ministério da Saúde, esta expansão tem beneficiado cerca de três milhões de pessoas que já faziam uso do programa.
Leia a matéria na integra em: sampi.net.br