Brasil comemora avanço histórico com o lançamento da primeira vacina 100% nacional contra a dengue!


Quase um ano após início da vacinação contra dengue em SC, cobertura “estaciona” em 44%

Vacina será produzida em parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics (Foto: Banco de imagens)

O presidente Lula anunciou, em uma cerimônia realizada na terça-feira (25) com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, um acordo para a produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. Segundo o governo, a vacina será desenvolvida em colaboração entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, que atua globalmente no desenvolvimento e fabricação de produtos biológicos. A expectativa é de que 60 milhões de doses sejam produzidas anualmente a partir de 2026.

A produção do imunizante contará com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O público-alvo abrange pessoas de 2 a 59 anos. Durante o anúncio, Nísia destacou que a vacina de dose única oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. O planejamento é vacinar a população elegível em todo o país, com a exceção dos idosos, em um prazo de dois anos após o início da produção.

Além disso, o governo informou que o incremento na produção e disponibilidade da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) será facilitado por meio de parcerias público-privadas. Contudo, a vacina ainda aguarda aprovação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nísia afirmou: “Aqui quero falar dos parceiros. A vacina para dengue que anunciamos hoje é uma candidata forte, mas ainda precisa passar pela Anvisa. É uma candidata fortíssima e é a vacina do Instituto Butantan.”

O anúncio no Palácio do Planalto ocorre em um contexto de críticas à gestão de Nísia, com rumores de que o presidente Lula considera substituir a ministra, embora essa decisão ainda não tenha sido formalizada.

Leia também

Saiba quando Lula definirá MP que libera FGTS a quem fez saque-aniversário

Sorotipo 3 da dengue aumenta e chega a 40% dos casos no país; saiba se SC tem registros

Casos de dengue crescem em SC com chegada do verão, mas vacinação ainda enfrenta desafios

Leia a matéria na integra em: www.nsctotal.com.br

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Menu