Brasil enfrenta desafio: um terço das escolas ainda sem educação ambiental

Educação Ambiental em Escolas no Brasil: Um Desafio a Ser Enfrentado

No Brasil, a realidade é preocupante: 34,2% das escolas não realizam ações voltadas à educação ambiental. Essa informação foi coletada a partir dos microdados do Censo Escolar de 2024, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no início deste mês. Em números absolutos, isso significa que 119.106 unidades de ensino estão sem atividades nesta área.

O debate sobre educação ambiental ganha destaque em um momento crucial, já que o Brasil sediará, de 10 a 21 de novembro deste ano, a Conferência das Partes (COP30) em Belém. O evento terá como foco discutir soluções para a emergência climática que afeta o planeta.


Fatos Relevantes sobre Educação Ambiental

  • O Brasil possui 61.959 escolas sem atividades de educação ambiental.
  • As instituições de ensino enfrentam desafios em infraestrutura, incluindo a escassez de fontes de energia renovável.
  • Belém será o palco da COP30, onde a crise climática e suas possíveis soluções estarão em pauta.

A ausência de ações voltadas para a educação ambiental nas escolas é alarmante, mas a inclusão de questionamentos sobre essa temática no Censo indica que o governo federal reconhece sua importância. Este é o primeiro Censo a abordar o tema diretamente.

A educadora e bióloga Mônica Passarinho destaca que a legislação brasileira considera a educação ambiental uma abordagem “transversal” que deve ser integrada em todos os níveis de ensino. Segundo ela, “essa proposta visa aproximar crianças e jovens do ambiente natural, mantendo viva a memória de que somos parte da natureza, o que deve influenciar nossa relação com o meio ambiente ao longo da vida”.

Passarinho ainda salienta que o acesso à educação ambiental contribui para o desenvolvimento da consciência sobre a vida em todas suas formas e o compromisso com a restauração ecológica.

A Reconhecimento de Outras Culturas

Além disso, essa educação está interligada ao reconhecimento dos povos indígenas e da matriz africana no Brasil, que desempenharam um papel fundamental na preservação de terras e recursos naturais. A proposta de uma educação ambiental de qualidade pode propiciar uma reparação histórica e fomentar políticas públicas eficazes.

Embora a situação atual do ensino ambiental não seja fruto exclusivo do governo atual, é válido ressaltar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elegeu a transição para a bioeconomia como uma de suas prioridades. Essa orientação está alinhada ao Plano de Transformação Ecológica (PTE) promovido pelo Ministério da Fazenda.

Desafios da Infraestrutura nas Escolas

A sustentabilidade nas escolas vai além do currículo. A infraestrutura dessas instituições também necessita de melhorias. Muitos estabelecimentos enfrentam dificuldades em uma correta destinação de resíduos e esgoto, além da escassez de áreas verdes.

Apenas 35% das escolas possuem gramados ou áreas verdes, e 40,9% operam com fossas, não estando integradas à rede pública de esgoto. No que tange à sustentabilidade energética, apenas 3,2% das escolas utilizam fontes de energia renováveis.

Pollyana Andrade, diretora do projeto “Criança Aventureira: Pelas Maravilhas Naturais do Brasil”, que atua com crianças a partir de 2 anos em atividades de educação ambiental, destaca que os benefícios do envolvimento das crianças com temas de sustentabilidade vão além do meio ambiente. “Observamos um aumento na criatividade e no envolvimento das famílias, além de um aprendizado significativo sobre o que é reciclável”, afirma Andrade.

Esse projeto, do Instituto Insidefor, é realizado em Brasília e em comunidades ribeirinhas do Piauí, utilizando histórias e desenvolvendo projetos sobre recursos naturais brasileiros.

O Ministério da Educação (MEC) afirmou que, no que tange à educação básica, sua função é coordenar políticas, oferecendo apoio técnico e financeiro às redes de ensino. O MEC também promove formações continuadas para educadores nas questões de educação ambiental.

Após o lançamento do Censo 2024 pelo Inep, o tema da educação ambiental foi amplamente analisado pelo Metrópoles, incluindo dados sobre a educação integral, contratos temporários de professores e disponibilidade de bibliotecas nas escolas.

Dados Relevantes do Censo Escolar

Segundo as informações mais recentes, o Brasil conta com 47.088.922 estudantes matriculados, o que representa uma redução de 0,4% em relação a 2023. Destes, 9.517.832 estão em escolas particulares, correspondendo a pouco mais de 20% do total.

Na educação infantil, que abrange creches e pré-escolas, há 9.491.894 estudantes. O restante se divide em ensino fundamental (26.002.356), ensino médio (7.790.396), educação profissional (2.576.293), EJA (2.391.319) e educação especial (2.076.825). A soma das matrículas ultrapassa 47 milhões, pois um mesmo aluno pode estar matriculado em mais de uma modalidade.

Em total, o Brasil possui 179.286 instituições de ensino, sendo que o ensino fundamental é a etapa com mais unidades, totalizando 120.935, seguido pela educação infantil com 114.576.

Leia a matéria na integra em: www.metropoles.com

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