Carreta percorre Porto Alegre e clama por compromisso do Zaffari com a defesa dos direitos dos animais

Cavalo Caramelo é o Bicho do Ano 2024

O troféu de Bicho do Ano foi para o cavalo Caramelo, eleito campeão na categoria em votação popular promovida pelo F5 da Folha de São Paulo, encerrada no fim de 2024. A escolha celebra a inspiradora trajetória de sobrevivência do animal, que se transformou em um ícone de resistência para a população do Rio Grande do Sul.

Caramelo foi resgatado em Canoas durante uma tragédia climática que afetou a região em maio do ano passado, e sua história comoveu muitos. De acordo com Jean Soares, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), cuidar do cavalo Caramelo se trata de uma honra. “Isso mostra a força e a importância que ele tem, além de representar a causa animal. O ocorrido com ele foi muito simbólico e vamos fazer o nosso melhor para garantir o seu bem-estar. Cuidar dos animais é a nossa missão”, afirmou Soares.

Um resgate comovente

Caramelo passou cerca de cinco dias em cima de um telhado de zinco, isolado pelas águas em Canoas. Após o resgate, o cavalo foi levado ao Hospital Veterinário da Ulbra. Com os movimentos restritos por tanto tempo, ele desenvolveu algumas lesões na pele e nos músculos, além de ter uma pata traseira direita lesionada. No entanto, a dedicação da equipe de médicos-veterinários da Universidade possibilitou uma evolução positiva em seu estado de saúde.

Por ter sido abandonado por seu tutor e exibir sinais de maus-tratos, Caramelo ficou sob a guarda temporária da Ulbra até ser oficialmente adotado pela instituição.

Recuperação e cuidados especiais

Após o resgate, Caramelo apresentou uma recuperação notável. Ele restabeleceu sua condição corporal e recebeu vacinas contra tétano, influenza e encefalomielite equina. Além disso, recebeu cuidados odontológicos e teve um microchip implantado para identificação, facilitando o controle e monitoramento de sua saúde.

No momento, Caramelo está saudável, não necessitando mais de suplementos. Desde sua chegada à Ulbra, ele ganhou mais de 50 quilos, alcançando um peso aproximado de 400 quilos.

Um futuro promissor em um santuário

A Ulbra tem planos de construir um santuário para que Caramelo possa desfrutar de sua aposentadoria em um ambiente adequado. A instituição está buscando parceiros para tornar essa construção realidade o mais breve possível. Atualmente, Caramelo reside na fazenda-escola da Ulbra, convivendo com outros animais de grande porte e desfrutando do carinho e cuidados que tanto merece.

Leia a matéria na integra em: jornaltimoneiro.com.br

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Menu