Nos dias 26 e 27 de fevereiro, mais de três toneladas de lixo eletrônico foram arrecadadas em frente ao Terminal Urbano Municipal, localizado na rua Nove de Julho, na área central de Marília. A “Ação de Recolhimento de Lixo Eletrônico para Proteção Ambiental” foi promovida pela empresa Catador Eletrônico, com o suporte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos.
Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do descarte responsável, a iniciativa foi gratuita e não gerou custos ao município. A coleta teve como foco a retirada de eletrônicos pequenos e médios que não estivessem mais em uso, incluindo computadores, periféricos como teclados e mouses, celulares, baterias, televisores, aparelhos de áudio e eletrodomésticos quebrados.
A empresa Catador Eletrônico se destaca na área de logística reversa, atuando no descarte correto de materiais eletrônicos e contribuindo para evitar a contaminação ambiental. O serviço de coleta é prestado tanto em residências quanto em empresas, com os produtos sendo encaminhados para organizações especializadas que garantem a destinação adequada e a reciclagem dos materiais.
Rodrigo Más, secretário adjunto de Meio Ambiente e Serviços Públicos, celebrou os resultados positivos do evento. “O sucesso da ação deve-se à nossa campanha de divulgação e à parceria com a Catador Eletrônico, que nos ajuda a melhorar as condições ambientais de forma preventiva. Existe um compromisso do prefeito Vinicius Camarinha e do secretário Mário Rui em cuidar da questão ambiental”, comentou Rodrigo Más.
A campanha de coleta de lixo eletrônico não se limita a esses dois dias. A presença da Catador Eletrônico em Marília se torna permanente a partir do dia 28 de fevereiro, quando a população poderá solicitar a coleta de eletrônicos em suas residências de forma gratuita. Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp através do número (18) 9 9741-9233, pelo portal www.catadoreletronico.eco.br ou pelo e-mail contato@catadoreletronico.eco.br.
Após a solicitação, a coleta será agendada com a rota definida para o recolhimento dos materiais. Para garantir um registro, o morador deverá assinar a ordem de coleta e receber uma cópia. É essencial destacar que esse serviço não implica em custos para os cidadãos ou para a Prefeitura, sendo abrangente para itens de pequeno, médio e grande porte.
“Este é um programa permanente. Os moradores podem entrar em contato com a empresa sempre que necessário, e ela se encarregará do recolhimento dos eletrônicos inservíveis”, finalizou Rodrigo Más.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Marília reafirma seu compromisso com a preservação ambiental e a orientação sobre o descarte adequado. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo telefone: (14) 3401-2000.
Leia a matéria na integra em: marilianoticia.com.br