Conflito entre Aposentados e Polícia em Protesto na Argentina
Um protesto de aposentados em Buenos Aires, contra o governo do presidente Javier Milei, resultou em confrontos com as forças policiais na quarta-feira, 12 de março de 2025. Segundo relatos da mídia argentina, a tensão aumentou após uma ação policial direcionada a ativistas e torcedores de futebol que participavam da manifestação.
Os aposentados, que clamam por melhorias salariais, realizam protestos semanais na capital argentina. A inclusão de torcedores organizados na marcha gerou preocupação no governo, levando o Ministério da Segurança Nacional a implementar medidas visando garantir a ordem pública.
De acordo com as autoridades, aqueles que desrespeitam a lei durante os protestos serão detidos. O conflito se intensificou em frente ao Congresso Nacional, quando as forças policiais tentaram desbloquear ruas ocupadas pelos manifestantes.
Durante a manifestação, alguns participantes atearam fogo em veículos e lançaram objetos contra os policiais, que reagiram utilizando canhões de água e gás lacrimogêneo. O jornal Clarín noticiou que ao menos quatro manifestantes foram presos, embora não haja informações confirmadas sobre feridos.
Acompanhe abaixo vídeos dos tumultos registrados durante o protesto:
#Argentina ???????? | Security forces have used tear gas and rubber bullets to repress retirees, media workers, union members, and dozens of soccer club fans near the National Congress in Buenos Aires. #LatinAmerica #News #BuenosAires pic.twitter.com/JEW2E8uGQ6
??Protestas en #Argentina
????Policías antidisturbios al estilo SWAT disparan balas de goma contra los manifestantes.
????La multitud en Buenos Aires quiere pensiones más altas y fin a las medidas de austeridad del presidente Milei.
?¿Qué está pasando? https://t.co/hMkyl4rWqW pic.twitter.com/4iHJx6fKga
Nos últimos meses, os protestos dos aposentados têm sido frequentes e marcados pela repressão policial. As manifestações enfocam a necessidade de ajustes nas aposentadorias em resposta à crescente inflação e as políticas econômicas do governo. Em sua tentativa de controlar a situação, a administração de Milei também determinou que torcedores que participassem de bloqueios poderiam ser barrados de acessar estádios de futebol.
Desde a sua posse em 2023, o presidente Javier Milei tem implementado rígidas políticas de contenção de gastos públicos. Em março de 2024, ele anunciou um reajuste mensal nas aposentadorias baseado nas últimas taxas de inflação, o que acabou desvalorizando consideravelmente os rendimentos dos aposentados. Além disso, o governo modificou o plano de saúde da seguridade social dos aposentados e cortou a distribuição gratuita de medicamentos, gerando ainda mais descontentamento entre a população.
Leia a matéria na integra em: www.correiobraziliense.com.br