Vacinação contra a Gripe em Campo Grande: Confira onde se Vacinar esta Semana


Funcionário da Sesau realiza aplicação do imunizante
Funcionário da Sesau realiza aplicação do imunizante. (Foto: Arquivo/Murilo Medeiros)

A imunização contra a gripe avança em Campo Grande, com a Prefeitura disponibilizando vacinas em 55 unidades básicas de saúde em todas as regiões da cidade, a partir desta segunda-feira, 5 de maio.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), as salas de vacinação funcionarão das 7h30 às 11h e das 13h às 16h45. Com a ampliação do público-alvo, cada unidade terá a liberdade de administrar a distribuição da vacina, podendo adotar sistemas de senhas, por exemplo.

Sobre a Vacina

As vacinas contra a influenza são trivalentes, produzidas pelo Instituto Butantan, e distribuídas por toda a rede pública de saúde. A composição da vacina muda anualmente, baseada nas cepas virais mais prevalentes. Em 2025, o imunizante inclui três variantes: A (H1N1), A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria).

Reforço da Vacina contra a Covid-19

Quem já completou o esquema vacinal primário e tem 12 anos ou mais pode receber o reforço da vacina contra a covid-19. Além disso, indivíduos a partir de 18 anos que tenham passado pelo mesmo intervalo após o primeiro reforço estão aptos para receber a segunda dose.

Unidades Disponíveis

Região do Anhanduizinho

Os moradores podem se vacinar nas seguintes unidades: Dona Neta, Alves Pereira, Cohab, Mário Covas, Paulo Coelho, Macaúbas, Iracy Coelho, Aero Rancho, Aero Rancho Granja, Parque do Sol, Dom Antônio, Botafogo, Nova Esperança, Jockey Clube, Aero Rancho IV, Pioneira e Anhanduí.

Região do Segredo

As unidades disponíveis são: Coronel Antonino, Nova Lima, São Francisco, Presidente, Estrela do Sul, Vida Nova, Vila Nasser, José Abrão, Azaleia, Paradiso, José Alves e Vila Cox.

Região Central

Os moradores do Centro podem encontrar a vacina nas unidades 26 de Agosto, Carvalho e Corumbá.

Região Prosa

Na região Prosa, as vacinas estão disponíveis nas salas do Noroeste, Maracá, Mata do Jacinto, Nova Bahia e Estrela Dalva.

Outras Unidades

As doses também podem ser encontradas nas unidades Universitário, Itamaracá, Três Barras, Tiradentes, Mape, Cidade Morena, Moreninha, Cristo Redentor, Carlota, Arnaldo, Bonança, Buriti, Tarumã, Vila Fernanda, Antártica, Batistão, Coophavila II e Santa Emília.

Contexto Atual

A intensificação da vacinação ocorre em meio ao aumento significativo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que já resultaram em 66 mortes em Campo Grande apenas neste ano. A Sesau informou que, entre as vítimas, estão seis bebês com menos de um ano, devido a infecções por vírus respiratórios, sendo o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) o principal agente de casos graves.

A situação é preocupante também pela falta de leitos disponíveis. A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, destacou que não há vagas em UTI pediátrica ou neonatal na rede pública da cidade. A prefeitura está tentando, sem sucesso, aumentar a capacidade junto aos hospitais credenciados ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Com o agravamento da situação, a Secretaria Estadual de Educação (SED) também recomendou, recentemente, o uso de máscaras e distanciamento social nas escolas da Rede Estadual de Ensino. Esta medida foi adotada após a emissão de um alerta epidemiológico pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que vai ao encontro do período sazonal dos vírus respiratórios, comum nos meses frios.