Críticas à Gamescom Latam: O Que Está em Jogo?
Em uma recente controvérsia envolvendo a Gamescom Latam, Matheus Borba, desenvolvedor da GoGo Games e organizador da GameJam Plus, emitiu críticas contundentes sobre a falta de profissionalismo na seleção de jogos para eventos como o Big Festival e a própria Gamescom Latam. Em um post retirado por ele, Borba mencionou que jogos com listas de desejos que vão além de 50 mil ou 100 mil estudos deveriam receber mais atenção nesses eventos.

Gamescom Latam. Foto: Divulgação/Montagem Pedro Zambarda/Drops de Jogos
Além disso, Borba citou o jogo lunr.rdio.taxi, desenvolvido pela criadora travesti Talbone, como um exemplo que não deveria ter sido considerado para o evento. Essa afirmação gerou repercussões imediatas e reflexões sobre a inclusividade no cenário de jogos brasileiros.
Talbone, por sua vez, utilizou sua conta no LinkedIn para criticar as declarações de Borba. Em um postagem, ela destaca a importância e a relevância cultural de lunr.rdio.taxi, enfatizando que seu projeto não é apenas um jogo, mas também uma representação da vida noturna urbana no Brasil.
“Pra explicar um pouquinho pra quem ainda não conhece, lunr.rdio.taxi é um jogo de ritmo e drift com uma pesadíssima carga cultural brasileira. Naves inspiradas em clássicos carros do nosso dia-a-dia, com uma trilha sonora que reflete a experiência da juventude brasileira hoje”, escreveu Talbone.
Ela também ressaltou que a equipe por trás do jogo é quase completamente composta por pessoas trans e indivíduos de origens humildes, o que adiciona uma camada adicional de importância à sua seleção para eventos como a Gamescom Latam.
Tais questionamentos sobre a transparência nas seleções de jogos não são novidade. Talbone lembrou de uma ‘carta aberta’ endereçada ao BIG Festival, reivindicando critérios de seleção mais claros e uma abordagem mais inclusiva. “Meu nome estava entre as assinaturas da carta”, enfatizou.
O debate ganhou ainda mais intensidade com a declaração de Borba a respeito do foco da sua crítica, que não estava necessariamente direcionada ao jogo de Talbone, mas sim um reflexo de uma questão maior que envolve a seleção de jogos e a diversidade na indústria de jogos brasileira.
Atualizações e Esclarecimentos
Recentemente, Borba se viu na necessidade de esclarecer suas intenções após a repercussão de suas palavras. Em uma nova declaração, ele enfatizou que não pretendia atacar o projeto de Talbone ou desmerecer a qualidade dos jogos selecionados.
“Quero deixar claro que minha crítica era voltada para a falta de transparência em relação aos critérios de seleção. Em nenhum momento mencionei que o jogo específico era inadequado ou que se tratava de uma crítica pessoal ao seu desenvolvimento”, explicou Borba.
Essa situação destaca a necessidade de uma discussão mais ampla sobre a inclusão e a diversidade no mercado de jogos, especialmente em um contexto onde eventos como a Gamescom Latam e o BIG Festival atraem atenção significativa. Fica evidente que as vozes das comunidades marginalizadas, como as pessoas trans, devem ser valorizadas e ouvidas, refletindo um setor mais justo e representativo.
O debate sobre a seleção de jogos nos leva à reflexão não apenas sobre títulos que se destacam, mas também sobre o que representa a verdadeira diversidade no mundo dos games.
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