Os artigos do nosso blog são escritos na variante da língua portuguesa usada no Brasil.
Neste sábado, 8 de março, a Livraria Inquieta em Lisboa será palco de um encontro muito especial promovido pela Amora. Com o objetivo de publicar e fomentar a leitura de obras escritas por mulheres, esse evento marca a celebração do Dia Internacional da Mulher e contará com a presença de Vanessa Almeida, da livraria Amora Barcelona. Durante a reunião, o foco será no processo criativo.
A iniciativa, que terá periodicidade mensal, representa o início das atividades da Amora em solo português. Fernanda Ávila, jornalista e produtora de conteúdos, explica: “Nosso intuito é auxiliar na escrita. Abordaremos como construir uma rotina para escrever, compartilharemos textos e apresentaremos exercícios que ajudam a destravar a criatividade. Além disso, convidaremos profissionais do meio literário para discutir como as editoras selecionam os trabalhos, o papel dos revisores e os designers de capas”.
A Amora nasceu no Brasil como uma resposta à sub-representação das mulheres no mercado editorial. Segundo dados levantados pela própria organização, entre 1965 e 2014, apenas 30% dos livros publicados no Brasil vieram de autoras femininas. Ademais, apenas 20% dos prêmios Jabuti destinados à melhor romancista foram atribuídos a mulheres. E essa realidade se estende além das fronteiras brasileiras: globalmente, apenas 16 das 117 premiações Nobel foram concedidas a mulheres, e apenas oito receberam o prêmio Camões, o mais prestigioso da literatura em língua portuguesa, que já soma 34 edições.
Mulheres Estreantes
Portugal, por sua vez, será o terceiro país a acolher a Amora. A iniciativa, que começou com um clube de assinatura de livros de autoras contemporâneas no Brasil, oferece mensalmente aos assinantes uma caixinha que contém um livro, um cartão postal e um conto de uma autora estreante. “Atualmente, nosso clube no Brasil conta com cerca de 350 assinantes”, detalha Fernanda.
A partir do Brasil, a Amora se expandiu para Barcelona, onde foi criada a livraria Amora Libros. Nesse espaço, são organizados clubes de leitura, debates, oficinas de escrita e diversas outras atividades voltadas para a promoção da literatura feminina.
Fernanda, que decidiu mudar de vida e se mudou para Portugal há dois anos, onde acompanha sua família e sua filha mais velha, que entrou em uma faculdade portuguesa, revelou que namoros com escritoras estarão na programação das próximas sessões da Amora em Portugal. “No próximo encontro, receberemos Paula Gikovate”, menciona, referindo-se à autora de Notas Sobre a Impermanência e Este é um Livro Sobre o Amor.
Outra iniciativa promissora é o projeto Pé de Amora, que selecionará dois contos entre as participantes dos encontros. As histórias escolhidas serão impressas e distribuídas para os assinantes da Amora no Brasil. O prazo para submissão no projeto Pé de Amora é de seis meses.
Leia a matéria na integra em: www.publico.pt