São Paulo Marca Presença na Game Developers Conference 2023 com Comitiva de Empresas
Uma comitiva do Governo de São Paulo formada por dez empresas decidiu representar o Estado na Game Developers Conference (GDC), um dos mais relevantes eventos do setor de games no mundo, que ocorre entre os dias 17 e 21 de março, em São Francisco, nos Estados Unidos. Esta missão empresarial é promovida pelo CreativeSP, um programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, em colaboração com a InvestSP, agência responsável pela promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
O CreativeSP tem como objetivos centrais não apenas a troca de conhecimentos, mas também a promoção de novos negócios, a atração de investimentos estrangeiros e a ampliação da geração de emprego e renda na indústria cultural. As empresas que compõem a missão incluem: Cavylabs, Eter Games, Flutu, Gixer, GMD, Grumpy Fox Games, Ignite, PushStart, Qubyte Interactive e Surprise CO.
Para mais informações sobre as empresas selecionadas, clique aqui.
“São Paulo já é um grande polo da indústria de games no Brasil. A participação na GDC representa uma oportunidade estratégica para ampliar parcerias e atrair investimentos. O setor possui um enorme potencial de crescimento e inovação. Essa missão é um reflexo do nosso compromisso em impulsionar negócios e gerar empregos”, destacou Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Setor de Games em Números
Segundo dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames), o setor de jogos eletrônicos no Brasil movimenta cerca de R$ 1 bilhão anualmente e proporciona emprego para cerca de 6 mil pessoas no Estado de São Paulo. Além disso, o Estado abriga 35% dos desenvolvedores de games do país, somando mais de 300 empresas.
Sobre o CreativeSP
O programa CreativeSP oferece um reembolso máximo de até US$ 3 mil em despesas elegíveis, subsidiando até 50% dos gastos das empresas participantes com a viagem. Além disso, a iniciativa promove eventos de networking durante as missões e proporciona ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
No ano passado, o CreativeSP realizou nove missões, levando 103 empresas do setor cultural a eventos focados em inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, como a própria GDC e a Gamescom, na Alemanha. A projeção de negócios gerados pelo programa alcançou impressionantes R$ 725 milhões, além de resultar na criação de 6,4 mil empregos.
Em 2025, o CreativeSP já marcou presença no Festival de Cinema de Berlim, na Alemanha, e no South by Southwest, nos Estados Unidos. Outras duas missões estão com inscrições abertas para os festivais de Cinema e de Publicidade de Cannes, na França.
Leia a matéria na integra em: abcreporter.com.br