Localização: Belo Horizonte, próximo à Praça da Liberdade. O projeto prioriza a reintegração do histórico ao espaço urbano, agregando utilidade contemporânea.
A Galeria d’O Ateliê de Cerâmica, projetada pelo escritório MOBIO Arquitetura, surge como uma das mais recentes adições culturais à cidade mineira. Comandada pelo arquiteto Gabriel Castro e colaborando com os ceramistas Flávia Soares, Daniel Romeiro e Luiza Soares no paisagismo, a galeria busca revitalizar uma casa dos anos 1950, promovendo a arte em cerâmica e o design contemporâneo.
O projeto visa ressaltar a importância do patrimônio histórico, buscando modernizar e reintegrar a edificação à vida cotidiana. O local abriga não apenas a galeria, mas também um café e a sede do escritório MOBIO, com mobiliário e objetos cerâmicos que valorizam o espaço.
A edificação tombada foi projetada na década de 1950, e o projeto de restauração incluiu a recuperação cuidadosa dos pisos originais e a restauração das esquadrias. Um novo paisagismo, composto por espécies tropicais, também foi implementado, promovendo um ambiente acolhedor e integrado.
Com uma piscina em formato amebóide e uma área de café integrada ao paisagismo, a galeria promove um espaço que permite a realização de eventos e exposições. O design modular do mobiliário foi pensado para otimizar a funcionalidade dos espaços, permitindo versatilidade em suas montagens.
Além de promover exposições de design e cerâmica, o Ateliê investe em eventos culturais, destacando-se como um espaço dinâmico que une história e inovação em Belo Horizonte. Fruto de uma visão colaborativa, a Galeria O Ateliê de Cerâmica não só preserva o patrimônio, mas também o reinventa, fazendo ecoar as vozes dos artistas contemporâneos.
Leia a matéria na integra em: www.archdaily.com.br