Expressões Urbanas: A Arte como Ferramenta de Inclusão Social


Projeto de graffiti vai levar cores e cultura urbana para Vila Nhanhá
O tema desta edição será “Cidadania e Cultura”, e o evento contará ainda com apresentações de MCs, b.boys, b.girls e DJs.

Arte Urbana e Inclusão Social

Seis artistas sul-mato-grossenses foram selecionados para o projeto “Dia do Graffiti: Arte Urbana e Cultura”, que ocorrerá em 9 de março na ONG Núcleo Humanitário da Vila Nhanhá, localizada em Campo Grande. A iniciativa é liderada pelo grafiteiro San Martinez e busca revitalizar espaços urbanos, além de promover a inclusão social através da arte do graffiti e da cultura Hip Hop.

Artistas Selecionados

Entre os artistas escolhidos estão Thalya Ariadna Veron (Thapz), Gislene Brandão (La Bruxa, de Dourados), Karoline de Souza (Krol), Carlos Henrique Higa (Pune), Felipe Martins (Mago do Pântano) e Denis Vitor de Souza (Lessarteiro, de Três Lagoas). Estes profissionais têm experiência com tinta látex e spray, sendo quatro deles da capital e dois do interior do estado.

A Importância da Arte nas Comunidades

San Martinez destacou a qualidade dos portfólios apresentados e a relevância de levar arte para áreas periféricas. “Acreditamos que ambientes transformados inspiram mudanças positivas. Desta vez, vamos colorir a ONG Núcleo Humanitário na Vila Nhanhá, um local que há três anos oferece suporte a famílias da região”, comentou.

Oficinas e Troca de Conhecimento

O evento contará com oficinas nos dias 7 e 8 de março, ministradas pelo artista amazonense André Hulk, figura reconhecida no cenário nacional e internacional do graffiti. As atividades visam proporcionar uma troca enriquecedora de conhecimentos entre artistas e estudantes da rede pública, aproximando-os do universo do graffiti urbano e do grafismo indígena, especialmente nas comunidades adjacentes às aldeias Água Bonita e Darcy Ribeiro.

Programação do Evento

O tema da edição é “Cidadania e Cultura”, e a programação conta ainda com apresentações de MCs, b.boys, b.girls e DJs. Uma iniciativa inovadora do projeto inclui a produção de um vídeo com audiodescrição, com o objetivo de tornar a experiência acessível a um público mais amplo. Cada artista participante receberá um cachê de R$ 400, além de um kit de pintura e alimentação durante a ação.

Apoio e Sustentação do Projeto

O projeto conta com o apoio de diversas instituições e empresas e será realizado com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo, através de edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Para aqueles que desejam acompanhar as novidades do projeto, mais informações podem ser encontradas no Instagram @campaograffiti.

Leia a matéria na integra em: www.campograndenews.com.br

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