Filme dirigido por Jorge Alfredo retorna à tela grande com nova nitidez e emoção –
Um encontro especial entre samba, infância e cinema acontece nesta sexta-feira, 10, às 15h, na Sala Walter da Silveira, em Salvador. O evento faz parte do Cineclube GeraSol e oferece uma programação gratuita que promete encantar a todos. O dia será dividido em duas partes: uma sessão voltada ao público infantil e, em seguida, a exibição do documentário Samba Riachão, agora restaurado em qualidade 4K.
Originalmente lançado em 2001, o filme, sob a direção de Jorge Alfredo, retorna às telas com uma nova vitalidade e emoção, resultado de um meticuloso processo de restauração. Esse trabalho foi fundamental, uma vez que o negativo original em 35mm havia desaparecido e muitas cópias se deterioraram durante a pandemia.
O diretor relembra sua reação ao rever o filme restaurado: “Chorei que nem um bobo quando vi o filme restaurado em casa. Tudo é muito bonito. Que sorte a minha ter conseguido rodar esse filme!”
Leia Também:
O documentário é uma celebração vibrante e bem-humorada da vida de Riachão, um ícone do samba baiano. O filme conquistou tanto o público quanto a crítica no Festival de Brasília e já foi exibido em países como Alemanha, Cuba, França e Portugal. Na sua estreia, foi reconhecido com os prêmios de melhor longa-metragem tanto pelo júri oficial quanto pelo júri popular.
A programação do Cineclube GeraSol se inicia com a Sessão Infantil às 15h, que contará com a contação de histórias por Danielle Andrade e a exibição de três curtas-metragens que abordam temas como memória, identidade e amizade de forma sensível. Às 17h30, será a vez de Samba Riachão emocionar o público com sua versão restaurada.
Os encontros do Cineclube GeraSol estão programados para continuar até agosto de 2025, sempre com entrada gratuita.
Leia a matéria na integra em: atarde.com.br