Vacina contra a Influenza aplicada pelo SUS é a trivalente, garantindo proteção contra três cepas do vírus (Foto: Guilherme Bento, Secom, Divulgação)
A vacinação contra a Influenza foi antecipada em Florianópolis pela Vigilância Epidemiológica Municipal, vinculada à Secretaria de Saúde. Inicialmente, a imunização para grupos não prioritários ocorreria apenas no dia D, programado para sábado (10). Essa medida é parte de um decreto de emergência em saúde pública, diante do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na capital, visando reduzir complicações, hospitalizações e óbitos relacionados à gripe, com especial atenção aos grupos mais vulneráveis.
Até sexta-feira (9), as 48 salas de vacinação dos centros de saúde — exceto Costa da Lagoa e Armação — estarão aplicando os imunizantes das 7h às 17h. No dia D, cerca de 30 pontos estarão disponíveis em toda a cidade, além da van de vacinação, do espaço Imuniza Floripa e da sala de vacinas do Sesc Prainha, com atendimento das 8h às 17h.
Além da imunização contra a gripe e a Covid-19, outras vacinas do calendário de rotina estarão disponíveis. Confira a lista:
- Pneumo 10;
- DTPA (tríplice bacteriana);
- Pentavalente;
- Meningo ACWY;
- Rotavírus;
- BCG;
- HPV;
- Hepatite A e B;
- Febre amarela;
- VIP/VOP (pólio);
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
A vacinação pode ser realizada em qualquer ponto de vacinação, independentemente do bairro onde a pessoa esteja cadastrada. É necessário apresentar um documento com foto.
A vacina contra a Influenza, disponibilizada pelo SUS, é do tipo trivalente, que protege contra três cepas do vírus que mais circulam atualmente: Influenza A (H1N1), subtipo A (H3N2) e Influenza B. O imunizante leva cerca de 15 dias para que a proteção se estabeleça e pode evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos, segundo o Ministério da Saúde.
Se houver quaisquer orientações ou sintomas gripais, a recomendação é entrar em contato pelo Alô Saúde (0800 333 3233) antes de se dirigir ao centro de saúde e utilizar máscara para prevenir a disseminação do vírus.
Dia D: Locais de vacinação
- Continente: Abraão, Balneário, Capoeiras, Estreito, Jardim Atlântico, Monte Cristo, Novo Continente e Vila Aparecida;
- Norte: Barra da Lagoa, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Ingleses, Rio Vermelho, Santo Antônio de Lisboa;
- Centro: Agronômica, Itacorubi, Monte Serrat, Pantanal, Prainha, Saco Grande, Saco dos Limões e Trindade;
- Sul: Campeche, Costa da Lagoa, Costeira, Fazenda do Rio Tavares, Lagoa da Conceição, Pântano do Sul, Rio Tavares e Tapera.
Outros locais para imunização
- Espaço Imuniza Floripa — Policlínica da Mulher e da Criança (Rua Esteves Júnior, 89);
- Van da Vacinação — Ticen, Centro;
- Sala de Vacinas do Sesc Prainha (Tv. Siriaco Atherino, 100).
Texto sob supervisão de Luana Amorim.
Leia também
Chapecó tem queda nas internações por doenças respiratórias e aposta em ações de vacinação
Apenas um a cada 5 moradores de Blumenau tomou a vacina da gripe em 2025
Com 91,8% dos leitos de UTI ocupados, doenças respiratórias devem aumentar em SC
Hospital de Florianópolis suspende as atividades da maternidade para obras
Leia a matéria na integra em: www.nsctotal.com.br