Glúten: Entenda o que é, seus efeitos e quem deve evitá-lo
Alimentos elaborados à base de trigo, cevada e centeio contêm glúten, uma proteína que, apesar de fornecer fibras, micronutrientes e vitaminas, pode ocasionar intolerâncias e até doenças em algumas pessoas. Mas será que o glúten é realmente essencial para o nosso organismo?
“O glúten, por si só, não é um nutriente essencial para o corpo humano. Ele é uma proteína presente no trigo, na cevada e no centeio, mas não desempenha um papel fundamental na nutrição, além de ser uma opção proteica para quem consome esses grãos”, esclarece Aline Ferreira, nutricionista e coordenadora do Serviço de Nutrição do Hospital Brasília Águas Claras.
Por outro lado, a nutróloga Gabriela Addor alerta sobre os riscos de eliminar o glúten da dieta sem orientação adequada. “Cortar o glúten repentinamente pode causar alterações, como deficiências vitamínicas. Indivíduos que seguem uma dieta sem glúten precisam de acompanhamento para evitar carências nutricionais”, diz a especialista do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), no Rio de Janeiro.
Quem deve evitar o glúten?
- Celíacos: o glúten provoca uma reação autoimune que pode danificar o intestino.
- Pessoas com intolerância ao glúten: esses indivíduos não são celíacos, mas apresentam desconfortos digestivos e outros sintomas ao ingerir a proteína.
- Alérgicos ao trigo: podem apresentar reações alérgicas graves, como urticária e inchaço.
- Pessoas com algumas doenças autoimunes: em determinadas condições, evitar o glúten pode mascarar sintomas.
Sintomas relacionados ao glúten
A doença celíaca e a intolerância ao glúten são as principais condições associadas ao consumo da proteína, cujo quadro clínico apresenta semelhanças. Os sintomas leves tendem a estar mais ligados à intolerância ao glúten.
Intolerância ao glúten
- Inchaço abdominal;
- Sensação de estômago cheio;
- Dor abdominal;
- Diarreia;
- Constipação;
- Náusea;
- Cefaleia (dor de cabeça).

Doença celíaca
- Fadiga;
- Dores nas articulações e nos músculos;
- Depressão;
- Ansiedade;
- Confusão e desorientação;
- Anemia;
- Danos permanentes ao intestino.
Dietas sem glúten são mais saudáveis?
Atualmente, não há comprovações científicas que sustentem a ideia de que eliminar o glúten resulta em uma dieta mais saudável. Indivíduos sem condições restritivas podem consumir a proteína sem preocupações. Entretanto, ao retirar o glúten, muitos substituem alimentos ultraprocessados, o que pode levar a uma alimentação mais equilibrada.
Antes de considerar a eliminação do glúten, a consulta a um profissional de saúde é fundamental para garantir uma dieta equilibrada e rica em nutrientes essenciais.
Leia a matéria na integra em: www.metropoles.com