Leituras Essenciais para Jogadores de Poker: Livros que Elevam seu Jogo Além das Cartas

Carlos Galvão, conhecido como “Bola”, instrutor do “Samba Hop”, compartilha uma seleção de obras que podem aprimorar o “mindset” de jogadores de poker.

A leitura é uma ferramenta essencial na formação de personalidades. Aprofundar-se em um livro permite acesso a ensinamentos, narrativas intrigantes e até orientações para uma vida equilibrada e saudável. No início do poker, a maioria dos conhecimentos vinha de publicações estrangeiras. Contudo, com a evolução desse fascinante jogo de cartas, muitas dessas obras tornaram-se obsoletas e desatualizadas.

Em tempos de redes sociais, os livros podem parecer em desuso, mas continuam a ser uma fonte valiosa de conhecimento. Curiosamente, esse foi o meio escolhido por Carlos Galvão, o “Bola”, para recomendar três livros que, embora não tratem diretamente do poker, são leitura obrigatória para quem se dedica a esse esporte mental. Ele é instrutor do “Samba Hop”, equipe de base do “Samba Poker Team”.

O obstáculo é o caminho



Publicada em 2015, a obra “O obstáculo é o caminho”, do autor americano Ryan Holiday, apresenta uma abordagem contemporânea da filosofia estoica. O livro ensina como transformar desafios em oportunidades de crescimento e sucesso. Segundo Galvão, “É um dos primeiros livros que li sobre filosofia estoica; mudou minha visão sobre derrotas e ajuda a manter a calma em tempos difíceis, focando no que podemos controlar e percebendo que cada obstáculo traz uma oportunidade”.

Garra



No livro “Garra”, a psicóloga e pesquisadora Angela Duckworth explora a ideia de que o sucesso é fruto da combinação entre paixão e perseverança. Publicado em 2016, a autora apresenta uma análise de como essas características são fundamentais para alcançar objetivos de longo prazo.

Segundo Galvão, “Duckworth acompanha diversas pessoas em diferentes áreas e tenta entender o que separa aqueles que conseguem ter sucesso dos que não conseguem. Sua conclusão é que o talento é superestimado; na verdade, a consistência e a persistência são determinantes”.

A pesquisa da autora inclui estudos com cadetes de academias militares, professores em início de carreira e participantes de competições de soletração, comuns nos Estados Unidos. Além disso, ela compartilha sua própria trajetória, mostrando como a garra influenciou sua vida e sucesso.



Uma das obras mais cativantes de “Blink, a decisão num piscar de olhos”, do canadense Malcolm Gladwell, publicado em 2005, examina como tomamos decisões rápidas e intuitivas, ressaltando que, em muitos casos, essas decisões podem ser mais eficazes do que análises demoradas e racionais.

Galvão explica: “Gladwell discute dois modos de pensamento: o analítico e o intuitivo. Muitas vezes, pensar demais leva a decisões ruins. Quando acumulamos experiência em um tema, nosso instinto pode ser a melhor escolha, mesmo que não consigamos racionalizá-la”.

Ademais, o livro também revela que decisões rápidas podem ser afetadas por preconceitos inconscientes, levando a erros. No entanto, Galvão traça um paralelo entre essa reflexão e o jogo de poker, complementando: “Em poker, a experiência acumulada nos permite perceber sutilezas que, na maioria das vezes, são a melhor decisão a seguir”.

Leia a matéria na integra em: superpoker.com.br

Menu