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O Metrô de São Paulo Avança: Editais da Linha 19-Celeste São Lançados
Na última terça-feira (25/03/2025), o Metrô de São Paulo deu um passo significativo ao lançar três editais para as obras de implantação da Linha 19-Celeste, que fará a conexão entre o Bosque Maia, em Guarulhos, e o Anhangabaú, no centro da capital paulista, passando pela Zona Norte.
Os editais abrangem a divisão das obras em três lotes, criando assim um projeto executivo que detalha a construção de 17,6 km de vias, 15 estações e um pátio de manutenção. Além disso, haverá a construção de 18 poços de saída de emergência e ventilação (VSE) e a readequação das estações São Bento e Anhangabaú, que se conectarão à nova linha.
O contrato incluirá a implantação de sistemas de Baixa Tensão e outros elementos como painéis elétricos, escadas rolantes, elevadores e sistemas de ventilação e detecção de incêndio, garantindo uma estrutura moderna e segura.
Uma Espera de 30 Anos
Anunciada pela primeira vez em 2004 pelo então governador Geraldo Alckmin, a Linha 19-Celeste, conforme o cronograma atual, deve ter os projetos executivos assinados e iniciados pelo Governo do Estado de São Paulo até o fim deste ano, com as obras civis começando em 2026 e previsão de conclusão em até 75 meses, ou seja, até 2033.
Estações Previstas
A nova linha contará com 15 estações, dentre elas: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra, e mais diversas estações interligadas com outras linhas de metrô, como a Linha 1-Azul e a Linha 3-Vermelha.
Projeto Básico Concluído
O projeto básico da Linha 19-Celeste já foi concluído em 2024. Este projeto considerou um estudo mercadológico inédito pelo Metrô, que integra as melhores práticas de exploração comercial e imobiliária, visando atrair investimentos e gerar receitas não-tarifárias, ao mesmo tempo em que proporciona uma melhor experiência aos passageiros.
Transitabilidade e Expectativa de Passageiros
A Linha 19-Celeste promete ser uma vital ligação para Guarulhos, cidade que é o segundo município mais populoso do estado. Com sua extensão de 17,6 km e pretensão de transportar cerca de 630 mil passageiros por dia, a linha permitirá uma redução significativa no tempo de deslocamento, possibilitando conexões com três linhas de metrô já existentes.
Desapropriações Planejadas
Em uma audiência pública realizada na Uninove, o especialista em gerenciamento ambiental, geólogo Luis Ridente Júnior, apresentou um relatório que indicou que 474 lotes totalizando cerca de 585 mil metros quadrados poderão ser afetados pelas desapropriações necessárias para a implementação da linha. Essas desapropriações incluem tanto imóveis comerciais quanto residenciais.
Com 177 desapropriações previstas em Guarulhos, o planejamento inclui um cuidadoso reassentamento das famílias afetadas. O Metrô implementará um sistema de apoio para ajudar as famílias a regularizarem sua situação e garantir que seus direitos sejam respeitados.
Parâmetros para Assentamento
O Metrô se compromete a proporcionar assistência adequada para as famílias que precisarão ser reassentadas, seja através de indenização ou por meio de novas unidades habitacionais. Além disso, haverá suporte contínuo durante o processo de mudança.
Investimento e Perspectivas Futuras
O investimento estimado para a Linha 19-Celeste sofreu atualização, passando de R$ 15 bilhões em 2019 para R$ 19,5 bilhões em 2024. Esse montante será aplicado gradualmente para viabilizar todas as etapas da obra, desde a construção até as desapropriações necessárias.
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