Londrina Mobiliza Comunidade para Grande Dia de Combate à Dengue na Warta!

Dia D de Combate à Dengue em Londrina: Mobilização no Distrito da Warta

A Prefeitura de Londrina, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove um Dia D de Combate à Dengue, que ocorrerá na sexta-feira (14), a partir das 9h, e no sábado (15), às 8h30. A ação será realizada no distrito da Warta, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS). O foco é a coleta de materiais que podem servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue e de outras doenças.

Na manhã de sexta, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) irão distribuir sacos verdes, incentivando a população a separar e descartar adequadamente itens que podem acumular água. No mesmo dia, a coleta de resíduos será realizada pelos caminhões da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) nas ruas do distrito.

Além da distribuição dos sacos, os agentes percorrerão as ruas do distrito em visitas domiciliares, identificando e eliminando focos do mosquito. As equipes especializadas também realizarão a pulverização de inseticidas em áreas com um alto número de casos notificados e confirmação de transmissão da doença.

No sábado, o trabalho continuará nas residências que estiverem fechadas na sexta. Os caminhões da CMTU também farão a coleta nesse dia. Segundo Nino Ribas, gerente de Vigilância Ambiental da SMS, a iniciativa surgiu em resposta ao aumento significativo de casos notificados de dengue na região, incluindo a confirmação de um caso de dengue tipo 3 (DENV-3).

Ribas ressalta que, durante as atividades de rotina dos agentes de combate às endemias, diversos imóveis foram encontrados com criadouros do mosquito, aumentando o risco de transmissão. “Diante desse cenário, surgiu a necessidade de uma intervenção emergencial que envolvesse a comunidade local, com foco em eliminar os focos do vetor e reduzir a disseminação da doença”, explicou.

O gerente de Vigilância Ambiental enfatizou que o Dia D em Warta é uma oportunidade para mobilizar a população em ações práticas, como a eliminação de criadouros, limpeza de quintais e correto descarte de materiais que possam acumular água. “A dengue é uma doença grave, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. A melhor forma de combatê-la é eliminar os criadouros e se proteger das picadas. É importante destacar que o mosquito prefere viver próximo às pessoas, dentro ou ao redor das casas. Portanto, os cuidados devem ser redobrados em nossos lares e locais de trabalho”, alertou Ribas.

“Londrina sem dengue – sua ação salva vidas” – Este é o segundo Dia D de Combate à Dengue realizado em 2025, sendo o primeiro na região dos bairros Panissa e Maracanã, no dia 6 de fevereiro. Essa iniciativa integra a campanha “Londrina sem dengue – sua ação salva vidas”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.

(Texto: Dayane Albuquerquer. Foto: Emerson Dias/NCom PML)

Leia a matéria na integra em: radiomaringa.com.br

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Menu