Combate ao Aedes aegypti em Rio Grande: Início do Liraa 2023
O segundo Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (Liraa) começou nesta quarta-feira (14) em Rio Grande. Essa ação, que se estenderá até sábado (17), é um componente do Programa de Prevenção da Dengue, coordenado pela Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde (SMS). O objetivo principal é monitorar residências para identificar a presença do mosquito transmissor da dengue, além de outras arboviroses como Zika e Chikungunya.
A Vigilância Ambiental pede que a população local receba os agentes de combate a endemias (ACEs) em suas casas. Os profissionais estão preparados para fornecer orientações que visam diminuir o risco de disseminação do vírus da dengue. Este ano, até o momento, foram reportados cinco casos positivos da doença em Rio Grande, enquanto em 2024, foram registrados 41 casos autóctones e 49 importados.
Atualmente, a presença do mosquito é uma preocupação tanto para casos importados quanto autóctones. “É importante que toda a comunidade redobre sua atenção para evitar a proliferação do mosquito, controlando o acúmulo de água e evitando o descarte irregular de lixo”, alerta Márcia Pons, coordenadora da Vigilância Ambiental.
Os agentes, que estão uniformizados com camisetas e coletes identificadores da Vigilância Ambiental em Saúde, podem ser contatados para esclarecimentos. A população tem ao seu dispor um número de WhatsApp: (53) 32337289, disponível das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações ou para registrar denúncias, o e-mail é vigiambsaude@riogrande.rs.gov.br.
Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp
Leia a matéria na integra em: www.riograndetem.com.br