Operação na Praia Vermelha: Ação da Secretaria de Ordem Pública combate irregularidades na Urca

Fiscalização em Praia Vermelha: 19 Veículos Autuados e Itens Apreendidos

A manhã deste sábado (29) foi marcada por uma ação de fiscalização promovida pela Secretaria de Ordem Pública (Seop) na Praia Vermelha, localizada na Urca. Durante a operação, 19 veículos foram autuados devido ao estacionamento irregular na área, que é conhecida por sua intensa circulação de pessoas, especialmente nos fins de semana.

Além das autuações de veículos, os agentes também apreenderam objetos que estavam obstruindo a via pública, como uma lona e um guarda-sol. A ação foi motivada por denúncias feitas por moradores e frequentadores da praia, que relataram as irregularidades na região.

A bolsa do entregador

Durante a operação, um incidente notável envolveu a bolsa de um entregador de aplicativo, que havia deixado o item em um canteiro enquanto atendia a um pedido. Quando o profissional retornou, ele encontrou apenas o capacete, pois a bolsa havia sido recolhida pelos agentes. O entregador, Wallace Meira, expressou sua frustração: “A justificativa para a apreensão foi de que a bolsa estava em um local público. Não havia nada de valor dentro. Meu fim de semana foi prejudicado por causa disso. Agora, terei que ir até Bonsucesso na segunda-feira para buscar a bolsa”, lamentou.

A bolsa do entregador foi recolhida pelos agentes
A bolsa do entregador foi recolhida pelos agentes — Foto: Ana Branco

Reclamação de catador

Na mesma operação, os agentes pediram ao catador Marcos da Silva que retirasse mais de 15 quilos de latinhas de alumínio que ele armazenava em sacolas. “Vou colocar tudo na bicicleta e levar para a Lapa de uma vez, onde eu vendo as latas. Eu não sabia que não podia deixar aí. Não tem uma placa para indicar isso”, reclamou Marcos.

O catador de latinhas Marcos da Silva recolheu o material reciclável que estava deixado no canteiro
O catador de latinhas Marcos da Silva recolheu o material reciclável que estava deixado no canteiro — Foto: Ana Branco

Operação Verão e Fiscalizações Regulares

A Secretaria de Ordem Pública destacou que as operações de fiscalização são realizadas diariamente em diversas áreas da cidade, incluindo a Praia Vermelha, em um esforço contínuo para manter a ordem urbana. Através da Operação Verão, iniciada em setembro de 2024, a prefeitura busca intensificar a fiscalização em locais de grande circulação, como praias e pontos turísticos.

Durante a ação, os agentes também verificaram a atividade de guardadores de veículos que estavam presentes na área. Todos os guardadores demonstraram estar em conformidade com as normas, e nenhuma irregularidade foi encontrada. No entanto, a equipe de fiscalização observou que guardadores irregulares costumam se afastar do local assim que as viaturas da Seop chegam.

Até o momento, na operação, a SEOP já conduziu 50 guardadores irregulares aos departamentos policiais e apreendeu mais de dois mil coletes sem a devida legalização e diversos outros itens relacionados ao exercício irregular da função.

A fiscalização em áreas públicas reflete um esforço contínuo para garantir a segurança e a organização no espaço urbano, visando o bem-estar de todos os frequentadores e moradores.

Leia a matéria na integra em: oglobo.globo.com

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Menu