Pacientes em SP Agora Podem Avaliar Atendimento do SUS Através do WhatsApp!

Secretaria de Saúde de SP Lança Canal Digital para Avaliação do Atendimento SUS

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) deu um importante passo nesta segunda-feira (28) ao lançar um novo canal digital que permite à população avaliar a qualidade do atendimento na rede pública estadual.

A iniciativa oferece aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo a oportunidade de compartilhar suas experiências de internação por meio de mensagens via e-mail e WhatsApp.

Neste primeiro momento, o serviço está disponível para pacientes do Hospital Guilherme Álvaro, localizado em Santos. O evento de lançamento contou com a presença da secretária executiva de Estado da Saúde, Priscilla Perdicaris; da coordenadora da Ouvidoria Geral da SES-SP, Patricia Camargo Ferreira; da representante da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente de São Paulo (Rebraensp), Vilma Marcondes; além de profissionais da unidade.

Leia mais: Governo de SP adota ferramenta digital para ouvir pacientes e aprimorar atendimento do SUS

O novo serviço utiliza recursos digitais para promover uma comunicação ágil, segura e acessível. Após receber alta, o paciente cadastrado receberá uma mensagem via WhatsApp ou e-mail com informações como seu nome completo, data de alta e a unidade de atendimento. Após confirmar esses dados, o paciente poderá avaliar o atendimento recebido, dando uma nota de 0 a 10 e relatando possíveis cobranças indevidas.

Se o paciente atribuir uma nota inferior a 6, será direcionado automaticamente ao site da Ouvidoria Geral da SES-SP para registrar uma reclamação formal. Além disso, os hospitais estarão disponibilizando cartazes com QR Codes, que permitirão a avaliação espontânea do serviço. Todas as informações serão tratadas de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo total sigilo.

“A implementação de uma pesquisa de satisfação mais proativa nos permite ampliar o retorno sobre a qualidade do atendimento prestado. Com essa iniciativa, ganha-se agilidade nas decisões e ajustes necessários para melhorar o serviço”, destacou a secretária executiva de Estado da Saúde, Priscilla Perdicaris, durante o evento.

Expansão Gradual do Canal

O novo canal será introduzido gradualmente em todas as unidades estaduais de saúde nos próximos meses, abrangendo todos os tipos de atendimento. As informações coletadas serão analisadas pela Ouvidoria Geral do SUS e pelo Programa Estadual de Qualidade e Segurança do Paciente, orientando melhorias contínuas no SUS paulista.

“O programa de Qualidade e Segurança é um compromisso com a melhoria da experiência do paciente. Ao assegurar que o cuidado prestado seja seguro, eficaz e centrado no paciente, contribuímos para a satisfação dos usuários, aumentando a credibilidade das instituições de saúde e promovendo resultados clínicos positivos. Ouvir a voz de nossos usuários é uma ferramenta poderosa para a melhoria contínua”, reforçou Maria Cecília Zambrana Curti, coordenadora do Programa.

Leia a matéria na integra em: cultura.uol.com.br

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Menu