Petroleiros Decidem Parar: Greve Agendada para o dia 26/02 no EDISEN

Petroleiros do EDISEN Aprovaram Greve: Mobilização para 26 de Fevereiro

É greve! Centenas de trabalhadores do ADM no EDISEN, com apenas 2 abstenções e nenhum voto contrário, dizem SIM à paralisação de atividades por um dia na próxima semana.

Trabalhadores reunidos no EDISEN

Na última terça-feira, dia 18 de fevereiro, uma assembleia promovida pelo Sindipetro-RJ resultou na aprovação de uma paralisação de um dia nas atividades no Edifício Senado. Este movimento é uma resposta à tentativa da Petrobrás de aumentar o trabalho presencial em um dia a partir de 07 de abril, o que tem gerado descontentamento entre os trabalhadores.

O sindicato destacou a necessidade de barrar o autoritarismo da gestão da empresa, que, segundo os trabalhadores, não está considerando o impacto negativo dessa mudança na qualidade de vida dos funcionários. Apesar de a companhia afirmar que essa mudança é benéfica, muitos acreditam que ela não trará resultados positivos para o ambiente de trabalho.

Assembleia do Sindipetro-RJ
Participantes da assembleia
Representantes do Sindipetro-RJ

As consequências desse aumento da carga de trabalho presencial são variadas e impactam diretamente a vida de milhares de trabalhadores. Questões como o estresse urbano, insegurança no transporte público, e as responsabilidades adicionais que recaem principalmente sobre as mulheres são algumas das preocupações levantadas durante a assembleia.

Além disso, um estudo técnico apontou que a medida pode aumentar as emissões de CO² na cidade do Rio de Janeiro, o que é contraditório para uma empresa que busca ter uma postura ambientalmente responsável.

Atualmente, os trabalhadores do ADM da Petrobrás são responsáveis pela emissão de 4.236,87 toneladas de CO² anualmente. Com o aumento do trabalho presencial, essa cifra tende a crescer, gerando ainda mais contestações por parte dos funcionários.

Gráfico de CO2 em emissões

O dia 26 de fevereiro está marcado como o momento em que os petroleiros demonstrarão sua resistência a quaisquer retrocessos em relação ao teletrabalho, exigindo ações de negociação efetivas com as representações sindicais.

Fique atento às atualizações da Comunicação do Sindipetro-RJ e aguarde as orientações referentes à assinatura do novo Termo pela Petrobrás.

Greve Nacional

Em consonância com a FNP, que programou um Dia Nacional de Atrasos para o dia 26, o Sindipetro-RJ também está articulando uma greve nacional, buscando um calendário conjunto com a FUP para potencializar essa mobilização.

Para acompanhar a assembleia ao vivo e obter mais informações sobre a mobilização, veja o vídeo disponível abaixo:

Compartilhe e amplifique essa luta!

Leia a matéria na integra em: sindipetro.org.br

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Menu