Nesta época do mês, é possível observar aproximadamente 50 meteoros por hora, segundo a Nasa (Foto: Banco de Imagens do Canva, Reprodução)
A chuva de meteoros Eta Aquáridas, um espetáculo natural que ocorre no início de maio, será visível a olho nu no Brasil, especialmente em Santa Catarina, durante a madrugada desta terça-feira (6). O fenômeno ocorre devido aos fragmentos deixados pelo cometa Halley há centenas de anos e atingirá seu pico de observação durante a noite de segunda para terça-feira.
De acordo com a Nasa, nesta temporada, os entusiastas poderão avistar cerca de 50 meteoros a cada hora, viajando a uma velocidade de aproximadamente 65,4 quilômetros por segundo ao penetrar na atmosfera da Terra.
A melhor visão do fenômeno será em cidades catarinenses, especialmente após as 3h da madrugada até o nascer do sol, como explicou Marcelo Girardi Schappo, físico e professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Como assistir à chuva de meteoros
Segundo Marcelo, a observação dos meteoros requer paciência, já que a incidência de cada um deles acontece aleatoriamente.
— Recomendo procurar um local escuro, longe da poluição luminosa das cidades, como campos, sítios ou praias. É importante se acomodar confortavelmente por uma ou duas horas, deitando-se em uma cadeira de praia ou no chão, e mantendo os aparelhos eletrônicos apagados para que os olhos se acostumem com a escuridão do céu — sugere o professor.
Imagens de meteoros registrados em SC
Após esses preparativos, é fundamental manter a atenção entre o meio e o topo do céu.
— Se as condições climáticas forem favoráveis, com céu limpo e pouca iluminação ao redor, as chances de observar vários meteoros durante uma ou duas horas são bastante altas — ressalta Marcelo.
Anualmente, é possível observar diversas chuvas de meteoros. Entre elas, a Geminídeas, em dezembro, é considerada a mais espetacular para observação.
— Contudo, a chuva de maio também é interessante para observação aqui no Hemisfério Sul e vale o esforço — conclui o professor.
Leia também
Prédio de 15 andares à beira-mar vira polêmica em Jurerê Internacional
Como era a Praia do Gravatá em Navegantes antes dos prédios; veja fotos do passado
Esses são os seis problemas que mais fazem o blumenauense reclamar na prefeitura
Leia a matéria na integra em: www.nsctotal.com.br