Giovana Oréfice
4 de novembro de 2022 – 6h00
A Revolução dos Dermocosméticos Brasileiros no Mercado de Skincare
Nos últimos anos, o Brasil assistiu a uma transformação significativa na indústria de dermocosméticos, com marcas nacionais destacando-se pelo uso de tecnologia avançada em suas estratégias. Enquanto grandes marcas internacionais eram sinônimo de qualidade, novas empresas brasileiras têm provado que também podem oferecer excelência, desde a formulação até o atendimento ao consumidor.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor de skincare registrou um impressionante aumento de 161,7% nas vendas em 2020, entre janeiro e outubro, em comparação ao mesmo período de 2019.
Marcas nacionais apostam no skincare do Brasil frente a concorrentes internacionais (Crédito: rido-shutterstock)
A Sallve: Comunidade e Inovação
A Sallve, um nome que ganhou destaque nesse novo cenário, foi fundada em um ambiente digital e conta com Julia Petit como uma de suas fundadoras e atual CCO. Com o embasamento do blog de moda e beleza Petiscos, criado em 2007, a Sallve se destaca por sua abordagem comunitária, buscando entender as necessidades dos consumidores e desenvolver produtos que realmente atendam a essas demandas.
“A Sallve nasceu pra conversar com as pessoas, entender o que elas precisam e fazer um produto”, afirma Júlia. A interação com a comunidade de entusiastas do skincare é essencial, fornecendo dados valiosos sobre preocupações com a pele e preferências de produtos. A marca já coletou informações de mais de um milhão de pessoas através de quizzes online sobre suas características dermatológicas.
O objetivo da Sallve é ir além de simplesmente oferecer produtos a preços acessíveis. Júlia reforça que a marca busca entender as reais necessidades dos consumidores, proporcionando não apenas tratamentos, mas também informações, campanhas e um atendimento eficaz.
Creamy: Democratizando Produtos de Qualidade
Outra marca que tem se destacado é a Creamy, fundada em 2019 com o compromisso de democratizar o acesso a produtos sofisticados. Gabriel Beleze, CEO da Skelt Cosmetics e cofundador da Creamy Skincare, destaca que a comunidade tem papel crucial no feedback sobre novos lançamentos. “A nossa comunidade é extremamente importante e percebemos um retorno muito ágil sobre tudo: aceitação de produtos e direções a seguir”, explica.
Um dos primeiros sucessos da Creamy foi a Vitamina C Antioxidante Hidratante, que rapidamente ganhou o coração do público. A marca se diferencia pela formulação potente de seus produtos, sempre buscando resolver questões como acne e manchas, de forma acessível e eficiente.
Creamy aposta em embalagens coloridas para fins médicos e de marketing (Crédito: Divulgação)
Tecnologia a Favor do Skincare
A democratização do acesso a cuidados com a pele também é o foco de outras empresas como a Beyoung, que apresentou recentemente uma ferramenta inovadora, o Skin ID. Este aplicativo de diagnóstico utiliza inteligência artificial e um scan 3D da face para recomendar rotinas de cuidados personalizadas.
Outra forte aposta é a formulação premium dos produtos, como ressalta Felipe Cercal, head de marketing da Creamy, que viu um crescimento de 128% em 2021. O foco em produtos tecnológicos e a busca por formulações de alto padrão são parte da estratégia para atrair consumidores dispostos a investir em qualidade.
Na Sallve, a tecnologia está inserida em diferentes níveis, buscando estabelecer a marca como a principal referência em beleza digital no Brasil. Júlia Petit afirma: “É muito sobre ligar ferramentas tecnológicas para melhorar o desempenho do que precisamos fazer”.
Em suas redes sociais, Julia Petit mantém contato próximo com os consumidores da Sallve (Crédito: Reprodução)
Omnicanalidade e Mudanças de Comportamento dos Consumidores
O blog da Sallve anunciou a venda de seus produtos em farmácias como um passo importante: “Sallve na farmácia? Sim, juntinho com a nossa comunidade”. A marca começou a ser comercializada nas unidades da Droga Raia e Drogasil, além de manter uma loja física em São Paulo.
Esse movimento é resultado das mudanças no comportamento do consumidor após a pandemia. Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOmm) indicam um crescimento de 107,4% nas compras online de cosméticos em 2020, mas após a pandemia, as farmácias voltaram a ser referência na venda de dermocosméticos.
A Creamy, por sua vez, expandiu sua presença online e em quiosques em cidades como São Paulo e Campinas, reforçando sua abordagem omnicanal. Gabriel destaca que diversos dermatologistas recomendam marcas disponíveis em farmácias, mas também existe uma nova geração de profissionais que valoriza opções online.
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