Superação Inspiradora: Cearense Vence Luta Contra o Câncer e Conquista a Aprovação em Medicina pelo Enem

Mariana Costa, 36 anos, é uma cearense que desafiou a adversidade e provou que a força de vontade pode superar os mais difíceis obstáculos. Em Fortaleza (CE), a farmacêutica, que possui um mestrado em patologia, acaba de ser aprovada para o curso de Medicina na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Sua jornada em busca do sonho de se tornar médica foi marcada pelo enfrentamento do câncer de mama e pela perda do pai, eventos que poderiam desviar qualquer um de seu caminho, mas que, pelo contrário, a fortaleceram ainda mais.

A conquista se deu por meio do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), atualmente a principal porta de entrada para a educação superior pública no Brasil. Mariana havia se preparado intensamente durante quatro anos, mesmo após um período dedicado ao mercado de trabalho e à pós-graduação.

Em entrevista ao Brasil Escola, Mariana compartilhou como foi o processo de preparação para o Enem, que coincidiu tanto com seu diagnóstico de câncer quanto com a despedida de seu pai.

Diagnóstico do câncer

O ano de 2023 começou com grandes expectativas para Mariana. Após dois anos de preparação para o Enem, ela se sentia animada para a maratona de estudos, tendo já participado de duas edições anteriores do exame. As notas foram boas, mas não o suficiente para garantir uma vaga em uma instituição pública. Contudo, a vida lhe reservava um desafio ainda maior.

Mariana Menezes em pé com braços cruzados
Mariana conquistou sua melhor nota no Enem no ano do diagnóstico do câncer.
Crédito: Arquivo Pessoal.

Em 1º de março de 2023, Mariana recebeu o diagnóstico de câncer de mama, especificamente carcinoma invasivo lobular. “Eu tinha que recalcular a rota; agora o importante não era meu estudo, mas cuidar primeiramente da minha saúde”, relata. Ela passou por uma cirurgia de mastectomia bilateral total, seguida por sessões de quimioterapia de maio a setembro, que trouxeram diversos efeitos colaterais, incluindo a perda de cabelo e dores abdominais.

A perda do pai

A relação de Mariana com seu pai, Homero, ia além do laço familiar — era uma amizade verdadeira. A tragédia do falecimento do pai ocorreu de forma repentina, entre as datas das provas do Enem no ano passado. Na última conversa que tiveram, ambos estavam entusiasmados com um show da banda Simply Red que aconteceria em março deste ano.

Diante da dor da perda, Mariana chegou a cogitar não comparecer ao segundo dia de provas. Entretanto, um amigo a lembrou das palavras de Homero: “Você não vai chorar agora; entre naquela sala e faça a melhor prova que você já fez”. Isso a motivou a seguir em frente.

“O meu pai tinha partido, eu senti uma dor profunda, mas o que eu podia fazer era entrar de fato naquela sala, fazer uma boa prova e conquistar as coisas que eu almejo.”

Mariana Costa

Preparação para o Enem

O sonho de cursar Medicina ressurgiu durante o mestrado em patologia, período em que Mariana teve contato direto com pacientes. Ao decidir voltar aos estudos para o Enem, enfrentou dificuldades para se adaptar ao formato de avaliação, que exige uma compreensão das habilidades demandadas nas questões.

Com a ajuda do sistema SAS de Educação, do Colégio Ari de Sá, ela se familiarizou com o exame. Mariana conciliou os estudos com o trabalho como farmacêutica no último ano de preparação, enfrentando desafios logísticos e emocionais. “Minha mãe foi uma pessoa fundamental nesse processo”, conta, destacando o apoio familiar.

“A vida não espera para que a gente possa estudar; é importante que saibamos conduzir as sensações e os acontecimentos durante essa jornada.”

Apesar dos desafios, Mariana se destacou e obteve sua melhor nota no Enem, com 796 pontos na média simples e 980 na redação. O estudo, que começou como um desafio, tornou-se uma válvula de escape durante o tratamento de saúde.

Dicas valiosas para o Enem

Com quatro edições do Enem em sua trajetória, Mariana expressa a importância de se cercar de pessoas que acreditam na gente. “Elas nos ajudam a seguir em frente, mesmo nos dias difíceis”, afirma. Sobre o Enem 2024, comentou que se sentiu confortável com as questões, mas enfrentou dificuldades com Matemática devido ao sistema de correção.

Para Mariana, a redação foi uma oportunidade de abordar temas relevantes, como os desafios da valorização da herança africana no Brasil, e ela considera pertinente o debate em torno desse assunto.

Trajetória na Farmácia

Após concluir o ensino médio, Mariana optou por cursar Farmácia. No mercado de trabalho, aprimorou suas habilidades em análises clínicas. Durante a pandemia de Covid-19, atuou como supervisora em um laboratório, uma experiência que considera enriquecedora.

Agora, após enfrentar dificuldades e perdas significativas, Mariana se sente renovada e entusiasmada para começar seu curso de Medicina, pronta para novas vivências que a vida lhe reserva.

Leia a matéria na integra em: vestibular.brasilescola.uol.com.br

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Menu