Telescópio Revolucionário Busca Respostas sobre os Mistérios do Universo Após o Big Bang

Novo Telescópio da NASA Investiga o Que Aconteceu Após o Big Bang

Perto de casa, relativamente falando, o SPHEREx está em uma missão audaciosa: buscar reservatórios de água congelada na superfície de grãos de poeira interestelar, situados em vastas nuvens de gás que são berços de estrelas e planetas.

Com duração estimada em dois anos, a missão promete coletar dados sobre mais de 450 milhões de galáxias e mais de 100 milhões de estrelas na Via Láctea enquanto explora as origens do universo. O que se espera é que esse observatório crie um mapa tridimensional do cosmos em impressionantes 102 cores.

Um dos principais objetivos da missão é obter informações sobre um fenômeno fascinante: a inflação cósmica. Esse evento refere-se à rápida e exponencial expansão do universo que ocorreu em frações de segundo após o Big Bang, há aproximadamente 13,8 bilhões de anos. Para efeito de comparação, a Terra possui cerca de 4,5 bilhões de anos.

O cosmólogo e cientista do projeto SPHEREx, Olivier Dore, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, destaca a importância desse estudo: “Temos evidências muito boas de que a inflação ocorreu, mas a física que a conduziu é realmente incerta”.

De acordo com Dore, “ao mapear a distribuição de galáxias em todo o céu, podemos determinar diretamente as propriedades únicas da inflação. É por isso que queremos mapear todo o céu, e precisamos da espectroscopia — o estudo de objetos com base nas cores — para criar o mapa 3D. Conectar a distribuição de galáxias em grandes escalas à física da inflação é algo extremamente poderoso, surpreendente e quase mágico”.

Jim Fanson, gerente do projeto SPHEREx no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, define a inflação cósmica como “a estrutura de consenso para explicar aspectos do universo que observamos em grandes escalas”.

Essa missão representará um avanço significativo na nossa compreensão do cosmos e de como ele evoluiu ao longo do tempo. A busca por respostas sobre a origem do universo e a sua evolução está prestes a ser intensificada por meio das descobertas que o SPHEREx poderá proporcionar.

Leia a matéria na integra em: www.uol.com.br

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Menu