Na Praça São Pedro, a comunidade católica celebrou a alegre notícia de que o Papa Francisco receberá alta do hospital Gemelli neste domingo, 23 de março, antes da oração do terço dedicada à sua recuperação. Dom Giordano Piccinotti, presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica, convidou a todos a rogar ao Senhor que proteja o Pontífice “com ternura” e o sustente em sua missão à frente da Igreja.
“O Santo Padre volta para casa. Agradeçamos a Deus e à Virgem Maria por essa maravilhosa notícia recebida do Gemelli. À Maria, que invocamos sob o título de Saúde dos Enfermos e Rainha da Paz, entregamos nossas intenções com confiança. Especialmente, continuamos a rezar pelo Papa Francisco, para que o Senhor o guarde com ternura e o apoie na condução da Igreja.” Essas foram as palavras de dom Piccinotti durante a introdução da oração do terço na noite de 22 de março, na Praça São Pedro. O Papa está internado na Policlínica Gemelli desde 14 de fevereiro, e receberá alta, embora precise continuar sua convalescença na Casa Santa Marta por pelo menos dois meses. A prática da oração tem sido realizada diariamente há quase quatro semanas em um esforço coletivo pela recuperação do Pontífice.
Mistérios Gozosos
Durante a oração mariana, realizada diante da imagem de “Maria Mãe da Igreja”, que estava exposta no adro da Basílica Vaticana, Dom Piccinotti conduziu a assembleia que contou com a presença de cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos e centenas de fiéis. Todos unidos em oração pela intercessão da Virgem em favor do sucessor de Pedro. “Seguindo a Virgem nos mistérios da vida de seu Filho, aprendemos a confiar, a esperar e a caminhar na luz. Que esta oração do Santo Terço seja para todos nós uma fonte de consolação e força, ajudando-nos a renovar nosso compromisso de viver como verdadeiros cristãos, testemunhas do Evangelho, instrumentos do amor de Deus e construtores da paz”, expressou o arcebispo.
Oremus pro Pontifice
Após a meditação dos Mistérios Gozosos e a oração do Salve Rainha, o celebrante fez uma invocação a Deus, pedindo que, “perseverando na fé, cresçamos no amor e caminhemos juntos rumo à bem-aventurada esperança”. Ao final, a assembleia entoou o “Oremus pro Pontifice” e recebeu a bênção, reforçando a união e a solidariedade em torno do líder da Igreja Católica.
Leia a matéria na integra em: www.vaticannews.va