Remoções Surfísticas na Praia de Itaúna: As Disputas do REMA WSL Saquarema Surf Festival
A Praia de Itaúna, em Saquarema, continua a ser palco de emoções intensas e desafios no REMA WSL Saquarema Surf Festival, um evento que homenageia Leo Neves, e contou com a organização da Prefeitura de Saquarema. Em um dia ensolarado na sexta-feira, 18 de novembro, o festival promoveu 24 baterias, definindo os finalistas nas categorias Longboard, QS 6000 Feminino e Pro Junior Sub 20, em ondas que chegaram a até 6 pés (mais de 1,5 m).
O evento se aproxima de um ponto culminante, com as decisões de título do QS 6000, Pro Junior e Longboard programadas para o dia 19. As semifinais da competição feminina começam às 7h00, com transmissão ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.
Semifinais Femininas: Batalha de Gigantes
As semifinais femininas do QS 6000 foram as primeiras a ocorrerem em um ambiente ideal. Com um céu ensolarado e ondas perfeitas, o público pôde desfrutar de um verdadeiro espetáculo das surfistas. Três competidoras buscam um bicampeonato inédito: Sophia Medina, vencedora da primeira edição em 2021; Tainá Hinckel, a campeã de 2023; e Laura Raupp, a recordista em vitórias no Qualifying Series no Brasil, que também tenta manter sua coroa em Saquarema. No duelo, Laura enfrentou a peruana Daniella Rosas, criando um clássico do surfe sul-americano já conhecido.
Laura Raupp se destacou com sua performance, somando notas expressivas de 7,33 e 6,17, e se classificando para semifinais com um total de 13,50 pontos, superando os 7,60 de Daniella. “Estou superfeliz com essa vitória. Sabia que seria uma bateria difícil e, apesar das dificuldades, consegui executar bem as manobras”, declarou Raupp após a fase eliminatória.
As Semifinais estão montadas:
- Sophia Medina (BRA) x Tainá Hinckel (BRA)
- Laura Raupp (BRA) x Silvana Lima (BRA)
O Desafio do Longboard
Após as quartas do QS 6000, as semifinais do Longboard aconteceram em condições desafiadoras, mas o espetáculo foi garantido por Chloe Calmon e Ayllar Cinti, que superaram Rayane Amaral e a argentina Inês Beisso. A carioca Chloe, retornando ao circuito após um ano focando na saúde mental, celebrou sua performance. “As condições estavam difíceis, mas consegui aproveitar a minha onda e avançar para a final”, comentou Chloe.
Finais Marcadas
As finais do Longboard Feminino contarão com:
- Chloe Calmon
- Ayllar Cinti
- Luana Soares
- Evelin Neves
No Longboard Masculino, Rodrigo Sphaier, que já tem um histórico de sucesso, busca um bicampeonato. Com uma apresentação impecável, ele garantiu sua vaga nas finais, destacando a importância de competir em sua casa: “Competir em Saquarema é sempre uma alegria, conhecemos bem o mar”, explicou Sphaier.
Determinados a Vencer
Rodrigo Sphaier, Phil Rajzman, Wenderson Biludo e Julian Schweizer disputam a final masculina, com Sphaier esperando aproveitar bem a oportunidade. “Vou manter a estratégia que utilizei até aqui e dar o meu melhor”, completou.
A Esperança das Novas Gerações: Pro Junior
O destaque entre os jovens surfistas foi evidente nas semifinais do Pro Junior. O bicampeão sul-americano Ryan Kainalo e o local Rickson Falcão mostraram suas destrezas e avançaram com confiança. Gabriel Klaussner também prosperou, tendo vencido o Pro Junior em Saquarema no ano anterior.
As semifinais do Pro Junior masculino contarão com:
- Ryan Kainalo (BRA) e Gabriel Klaussner (BRA)
- Rickson Falcão (BRA) e Yuri Gabryel (BRA)
Encontros de Gigantes
No feminino, Sophia Medina será acompanhada de Luara Mandelli, Carol Bastides e a chilena Matilda Bultó, numa disputa onde uma nova campeã do Pro Junior será revelada. “É uma checada de expectativa para nós, estamos prontos para tudo”, disse Medina, feliz por competir na companhia de amigos e família.
Tempo e Transmissão
O REMA WSL Saquarema Surf Festival, promovido pela Prefeitura de Saquarema em parceria com a 213 Sports, continua a oferecer surfe de alto nível. O evento é transmitido ao vivo e promete trazer cada vez mais emoções e surpresas ao longo das finais do festival.
Leia a matéria na integra em: www.waves.com.br