Problemas de ROPs afetam placas da série GeForce RTX da Nvidia
Recentemente, a Nvidia confirmou que algumas unidades das placas de vídeo GeForce RTX 5090, RTX 5090D e RTX 5070 Ti estão apresentando um número reduzido de ROPs (Raster Operations Pipelines). Além disso, a empresa admitiu que o problema também impacta o modelo RTX 5080.
Os ROPs desempenham um papel crucial na execução de tarefas, como a gravação de dados processados em texturas e o envio dos pixels finais para o framebuffer. Portanto, uma diminuição no número de ROPs pode reduzir a capacidade de processar pixels por ciclo de clock, o que, por sua vez, pode afetar negativamente o desempenho em resoluções mais altas.
Para a satisfação dos clientes afetados, a Nvidia informou que é possível solicitar a substituição das placas.
Testes de desempenho revelam diferenças significativas
Testes realizados com uma Zotac GeForce RTX 5090 Solid, que possui 168 ROPs ativados (em vez dos 176 especificados), demonstraram uma queda de 8,4% no desempenho em comparação com a ASUS ROG Astral RTX 5090 OC.
Após uma investigação mais aprofundada, descobrimos que um lote de produção inicial de GPUs GeForce RTX 5080 também foi afetado por esse problema. Os clientes afetados podem entrar em contato com o fabricante da placa de vídeo para uma substituição, afirmou a Nvidia.
RTX 5070 permanece fora do problema
Para tranquilizar seus consumidores, a Nvidia garantiu que a RTX 5070 não será afetada por esse problema relacionado às ROPs, aliviando as preocupações dos usuários que aguardam essa variação da série.
Leia Também:
Leia a matéria na integra em: www.gamevicio.com