Imunização da Variante JN.1 da COVID-19 no Rio de Janeiro: Novos Grupos Prioritários
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira (21) os detalhes sobre a imunização da variante JN.1 da COVID-19. O calendário prevê que, a partir de junho, a vacinação será destinada a idosos com 70 anos ou mais, enquanto em julho a faixa etária abrangerá aqueles com 60 anos ou mais. Em agosto, será a vez das pessoas com comorbidades serem vacinadas.
Atualmente, a vacina atualizada para a variante JN.1 está disponível nos postos de vacinação da cidade para idosos a partir de 80 anos, com a imunização iniciando na segunda-feira (19) desta semana.
Vacinação Atualizada Anualmente
A vacina contra a COVID-19 é atualizada anualmente para se adaptar às novas variantes do vírus. Neste ano, foi utilizada a bivalente; no ano passado, a que focava na cepa XBB; e agora, em 2025, a vacina é direcionada à JN.1, que já está circulando globalmente.
Disponibilidade das Doses
Na primeira remessa de doses que chegou ao município, a vacinação foi priorizada para idosos residentes em instituições de longa permanência. Atualmente, a imunização está disponível em todas as Unidades de Atenção Primária, incluindo clínicas da família e centros municipais de saúde, além do Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo e no ParkShopping Campo Grande, na zona oeste do Rio.
Importância da Imunização Completa
Além da vacina contra a COVID-19 JN.1, é fundamental que a população também receba as vacinas da temporada, que incluem a vacina contra a gripe, e, para aqueles que têm indicação, as vacinas contra a febre amarela e o sarampo.
Leia a matéria na integra em: agenciabrasil.ebc.com.br